No último episódio de “The David Ellefson Show”, apresentado pelo ex-baixista do MEGADETH David Ellefson e Joshua Toomey, membros da banda estrela CLOSE ENEMIES — composta por Tom Hamilton (AEROSMITH), Tony Brock (THE BABYS), Peter Stroud (Sheryl Crow), Trace Foster (o guru técnico do AC/DC) e Chasen Hampton — falam sobre como a banda se formou e por que o nome funciona, mesmo sendo todos amigos íntimos. Eles compartilham histórias hilárias sobre as dificuldades na escolha do nome (sim, “Blitzkrieg Butthole” foi discutido), memórias de turnês antigas e o que ainda os motiva a criar música. Os caras relembram a era de ouro do rock — a série musical americana de variedades late-night “Midnight Special”, rivalidades nas paradas e “Strangers In The Night” do UFO. Além disso, descubra como uma conversa em um corredor de hotel mudou tudo para a CLOSE ENEMIES.
Em abril passado, CLOSE ENEMIES lançou seu terceiro single, “Sweet Baby Jesus”, pela TLG|ROCK, distribuído pela Virgin Music Group. Foi a sequência de “Inside Out”, que saiu em fevereiro. Um mês antes, CLOSE ENEMIES lançou seu single de estreia, “Sound Of A Train”, recebendo elogios esmagadores tanto dos fãs quanto da imprensa.
Foster and Stroud falaram no podcast “O Café da Manhã Está Incluído?” sobre como a banda se formou há mais de dois anos. Peter disse em parte: “Tenho certeza de que cada um de nós tem sua própria perspectiva. Foi meio em camadas. Trace e eu já estávamos trabalhando em outro projeto de banda, tentando colocar algo em funcionamento, e então, do nada — acho que foi na época em que uma turnê do AEROSMITH teve que entrar em hiato — aparentemente Tom e Trace estavam conversando, onde Tom disse: ‘Cara, eu tenho todas essas músicas que adoraria tentar fazer algo com elas,’ e a lâmpada acendeu na cabeça de Trace, e ele disse: ‘Eu conheço exatamente o cara que pode vir, e talvez possamos nos juntar e ajudá-lo com isso.’
Então ele perguntou se eu estaria interessado em ir lá e apenas tocar um pouco, e eu disse: ‘Sim, bem, acho que conheço o baterista perfeito que iria gostar disso.’ E esse era Tony Brock, que é um amigo de longa data meu. E nós sempre estávamos tentando encontrar uma maneira de tocar juntos. E eu achei que Tony e Tom poderiam encontrar algum terreno comum e uma boa zona de conforto em termos de tocar. Então, essa foi meio que a reunião inicial.
Trace adicionado: “Eu tinha essa outra banda, e eu pensei que estávamos viajando em uma van, fazendo shows e não ganhando nenhum dinheiro. E eu pensei, se eu vou fazer isso, preciso melhorar minha performance, porque na nossa idade ficar dirigindo numa van, não ganhar dinheiro… Então eu liguei para o Peter. Por que não? Por que não começar por aí? Eu simplesmente pensei que poderíamos adicioná-lo à banda na qual eu já estava. E então nós fizemos isso. E começou a funcionar muito bem. E então, claro, como em todas as outras bandas que você já esteve na sua vida, alguém faz algo errado e é expulso da banda. Eu e Peter estávamos tipo, ‘Isso não vale a pena. Vamos apenas esperar.’ E então, como ele disse, começamos a montar esse outro projeto, porque fizemos todo tipo de composição e conseguimos o cara de Atlanta, Gary Stier, que estava na minha banda original em Atlanta. Comecei a compor com ele, e então trouxe o Peter. Peter conhece o Gary, claro.”
Então a banda que eu estava em Atlanta conhecia o Peter, mas eu não, então essa é a parte estranha. E aí as coisas meio que começaram a fluir a partir daí. A agenda de todos nem sempre se encaixava, e nós só tentamos fazer funcionar, e então estávamos em Las Vegas com o AEROSMITH e eu literalmente disse: ‘Cara, nós realmente precisamos fazer algo.’ E então eu olhei para o Tom, e foi um daqueles momentos em que você pensa: ‘Esse é o cara. Ele está pedindo ajuda,’ e esse tipo de coisa. Eu simplesmente fui até ele e disse: ‘Ei…’ Eu não perguntei, na verdade eu disse ao Tom, ‘Ei, nós vamos para Boston e trabalhar nas suas músicas.’ E ele foi tipo: ‘Bem, deixa eu pensar sobre isso.’ E então, como uma hora depois, ele disse: ‘Eu acho que essa é uma ideia muito boa.’ Então foi assim que começou. E uma vez que Tom e Tony tocaram juntos, era praticamente uma certeza.
Então a banda que eu estava em Atlanta conhecia o Peter, mas eu não, então essa é a parte estranha. E aí as coisas meio que começaram a fluir a partir daí. A agenda de todos nem sempre se encaixava, e nós só tentamos fazer funcionar, e então estávamos em Las Vegas com o AEROSMITH e eu literalmente disse: ‘Cara, nós realmente precisamos fazer algo.’ E então eu olhei para o Tom, e foi um daqueles momentos em que você pensa: ‘Esse é o cara. Ele está pedindo ajuda,’ e esse tipo de coisa. Eu simplesmente fui até ele e disse: ‘Ei…’ Eu não perguntei, na verdade eu disse ao Tom, ‘Ei, nós vamos para Boston e trabalhar nas suas músicas.’ E ele foi tipo: ‘Bem, deixa eu pensar sobre isso.’ E então, como uma hora depois, ele disse: ‘Eu acho que essa é uma ideia muito boa.’ Então foi assim que começou. E uma vez que Tom e Tony tocaram juntos, era praticamente uma certeza.
Peter continuou: “Foram cinco dias incríveis. Eu também amei quando Trace sugeriu a Tom: ‘Ei, por que não viemos por alguns dias, dois ou três dias?’, e ele respondeu: ‘Que tal cinco?’ Primeiro ele estava tipo: ‘Bem, deixe-me pensar sobre isso.’ Ele disse: ‘Que tal cinco? Vocês querem se mudar para cá?’ Eu estava tipo: ‘Cara, aí está. Eu disse: ‘Isso é um reflexo de alguém que conhece o trabalho duro.'”
CLOSE ENEMIES fez sua estreia ao vivo em 11 de outubro de 2024 no Eastside Bowl em Nashville, Tennessee.
Em uma entrevista recente ao Ultimate Classic Rock, Tom falou sobre a estreia do CLOSE ENEMIES: “Eu estava um pouco nervoso, você sabe. Mas esse sentimento te energiza. Não te impede. Faz você querer mergulhar cada vez mais fundo.”
Falando à AARP, Tom descreveu Hampton como ‘um cantor talentoso que realmente dava vida às músicas.’
“Quando eu me juntei, esses caras já tinham trabalhado em várias músicas incríveis, e eu consegui contribuir com algo que eu tinha”, continuou o baixista. “Espero que, quando chegar a hora, nós possamos trabalhar em algumas outras que eu tenho guardadas há um tempo. Todos esses caras são ótimos músicos, e é uma honra e um desafio fazer parte de tudo isso. Estou ansioso para ver como as pessoas vão gostar. Acho que elas ficarão pleasantly amazed.”
Os membros do AEROSMITH anunciaram que se aposentariam das turnês em 2 de agosto de 2024 — quase um ano depois que o cantor Steven Tyler fraturou a laringe durante um show em setembro de 2023.
A turnê “Peace Out” chegou a uma pausa após o que se revelou ser um show final em Elmont, Nova York, em 9 de setembro de 2023. Esse show aconteceu apenas três datas após o início da turnê, que deveria durar até fevereiro de 2024. Tyler disse em um comunicado na época que a lesão causou sangramentos, mas que ele esperava que ele e seus companheiros de banda do AEROSMITH estivessem de volta à estrada após adiarem alguns shows.
A turnê “Peace Out” remarcada deve começar em 20 de setembro de 2024 em Pittsburgh, Pensilvânia, com os convidados especiais THE BLACK CROWES.
Crédito da foto: Rick Diamond (cortesia do O’Donnell Media Group)