O thrash metal surgiu nos anos 1980 como uma vertente mais rápida, agressiva e politizada do heavy metal tradicional. O estilo projetou nomes como Metallica, Slayer, Megadeth, Anthrax, Exodus, Kreator e Destruction, que seguem influentes até hoje.
Uma das bases do estilo foi a New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM), cena britânica que revolucionou o gênero no final dos anos 1970. O Iron Maiden é seu principal expoente, sendo referência direta para bandas que moldaram o thrash.
Não por acaso, Bruce Dickinson afirmou que o Maiden já fazia algo parecido nos anos 1980. A declaração foi dada em entrevista à revista Bizz, publicada em julho de 1992, na qual o vocalista comentou sobre as diversas ramificações do metal.
“Death, speed, thrash, heavy […]. Muita gente esquece, por exemplo, que algo como o funk metal já existe desde o Aerosmith, há pelo menos 15 anos, não é nada novo. O próprio Iron vem fazendo há 15 anos o que hoje conhecem como thrash. Nosso baterista na época, Clive Burr, realmente arrebentava, alucinadamente.”
A declaração de Bruce chama atenção por aproximar o Maiden de um subgênero com o qual a banda não costuma ser associada. Ele destaca a atuação de Clive Burr como um dos elementos que conferiam intensidade ao som do grupo naquela época.