Nos anos 1990, era quase impossível estabelecer uma relação saudável do público do metal com o grunge. A onda iniciada em Seattle tomou conta do mainstream e tirou de cena uma série de nomes que se destacam àquela altura, provocando uma repulsa natural entre os fãs. No entanto, alguns músicos pensavam diferente.
Um deles foi Bruce Dickinson. Fora do Iron Maiden, o vocalista até chamou Jack Endino, nome exaltado na cena alternativa, para produzir o que seria seu terceiro álbum solo, “Skunkworks” (1996) – embora a ideia inicial fosse de uma banda usando o nome, a gravadora exigiu a identificação do cantor para promover o trabalho.
Em 2021, Jack falou sobre a parceria em entrevista ao canal de Daniel Sarkissian, transcrita pelo Rock and Roll Garage, revelou que o britânico estava ciente das tendências roqueiras do período.
“Ele gostava do Soundgarden. Amava ‘Bleach’, primeiro álbum do Nirvana, que eu produzi. Essas duas bandas tiveram grande impacto no Reino Unido. Tenho certeza que ele também conhecia o Alice in Chains. Os outros membros da banda eram bem atualizados com o que rolava. Curtiam Jane’s Addiction e King’s X.”
“Bleach”, primeiro álbum completo do Nirvana, saiu em 15 de junho de 1989. Foi o único disco a contar com o baterista Chad Channing. Obteve repercussão discreta à época do lançamento. Com o estouro posterior da banda, teve 3 milhões de cópias comercializadas, se tornando o disco mais vendido da história do selo Sub Pop.
O guitarrista Jason Everman foi creditado e apareceu na capa, embora não tenha tocado. Foi uma forma de agradecê-lo por ter ajudado a bancar o estúdio. Ele participou da turnê.
Em 2001, ao Let It Rock, Bruce Dickinson foi além, mencionando dois cantores que admirava. “Duas das melhores vozes que já ouvi surgiram no grunge: Eddie Vedder do Pearl Jam e Chris Cornell do Soundgarden”. Nessa hora, o headbanger radical queria rasgar a carteirinha do frontman da Donzela de Ferro.
“Bleach”, primeiro álbum completo do Nirvana, saiu em 15 de junho de 1989. Foi o único disco a contar com o baterista Chad Channing. Obteve repercussão discreta à época do lançamento. Com o estouro posterior da banda, teve 3 milhões de cópias comercializadas, se tornando o disco mais vendido da história do selo Sub Pop.
O guitarrista Jason Everman foi creditado e apareceu na capa, embora não tenha tocado. Foi uma forma de agradecê-lo por ter ajudado a bancar o estúdio. Ele participou da turnê.
Em 2001, ao Let It Rock, Bruce Dickinson foi além, mencionando dois cantores que admirava. “Duas das melhores vozes que já ouvi surgiram no grunge: Eddie Vedder do Pearl Jam e Chris Cornell do Soundgarden”. Nessa hora, o headbanger radical queria rasgar a carteirinha do frontman da Donzela de Ferro.
“Ele gostava do Soundgarden. Amava ‘Bleach’, primeiro álbum do Nirvana, que eu produzi. Essas duas bandas tiveram grande impacto no Reino Unido. Tenho certeza que ele também conhecia o Alice in Chains. Os outros membros da banda eram bem atualizados com o que rolava. Curtiam Jane’s Addiction e King’s X.”