O thrash metal surgiu nos anos 1980 como uma vertente mais rápida, agressiva e politizada do heavy metal tradicional. O estilo projetou nomes como Metallica, Slayer, Megadeth, Anthrax, Exodus, Kreator e Destruction, que seguem influentes até hoje.
Uma das bases do estilo foi a New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM), cena britânica que revolucionou o gênero no final dos anos 1970. O Iron Maiden é seu principal expoente, sendo referência direta para bandas que moldaram o thrash.
Não por acaso, Bruce Dickinson afirmou que o Maiden já fazia algo parecido nos anos 1980. A declaração foi dada em entrevista à revista Bizz, publicada em julho de 1992, na qual o vocalista comentou sobre as diversas ramificações do metal.
“Death, speed, thrash, heavy […]. Muita gente esquece, por exemplo, que algo como o funk metal já existe desde o Aerosmith, há pelo menos 15 anos, não é nada novo. O próprio Iron vem fazendo há 15 anos o que hoje conhecem como thrash. Nosso baterista na época, Clive Burr, realmente arrebentava, alucinadamente.”
A declaração de Bruce chama atenção por aproximar o Maiden de um subgênero com o qual a banda não costuma ser associada. Ele destaca a atuação de Clive Burr como um dos elementos que conferiam intensidade ao som do grupo naquela época.
I am so happy to read this. This is the type of manual that needs to be given and not the accidental misinformation that’s at the other blogs. Appreciate your sharing this greatest doc.